Pular para o conteúdo

Menisco: lesões, sintomas, fatores de risco e tratamentos

Os meniscos são estruturas internas do joelho, formadas por cartilagem e com formato de meia-lua, que absorvem, distribuem a força e amortecem o impacto entre a tíbia e a patela. Se você sofreu uma lesão ou sente dor no menisco, confira aqui os sintomas, tratamentos e cuidados que você precisa ter.

O que é menisco?

Os meniscos são dois discos crescentes de cartilagem que ficam situados entre a tíbia e o fêmur nas articulações do joelho. Sua principal função é amortecer as forças que atuam sobre o joelho e facilitar o movimento da articulação.

As lesões de menisco são muito comuns, especialmente em atletas, e podem ser causadas por movimentos bruscos ou repetitivos do joelho. Os sintomas de uma lesão de menisco podem incluir dor, inchaço e rigidez na articulação do joelho. O tratamento varia dependendo da gravidade da lesão, mas pode incluir repouso, gelo, compressão e exercícios leves para fortalecer a articulação do joelho.

O que causa lesões nos meniscos?

A lesão no menisco pode ser causada por vários fatores. Alguns dos mais comuns são o trauma, a sobrecarga, o desequilíbrio muscular e a má postura. O trauma pode ser causado por um acidente ou por uma queda, enquanto a sobrecarga é geralmente causada pelo uso excessivo da articulação. O desequilíbrio muscular pode ser causado por um mau funcionamento dos músculos que suportam a articulação ou por uma fraqueza nos músculos. A má postura pode levar à compressão das estruturas do joelho, incluindo os meniscos.

Quais os sintomas de lesões nos meniscos?

Dentre as lesões traumáticas, elas podem ser verticais, longitudinais, oblíqua ou radiais, ou complexas. Isto é caracterizado pelo traço ( desenho ) da lesão.

Os principais sintomas de lesão nos meniscos são:

  • Dor no joelho;
  • Dificuldade para movimentar o joelho;
  • Estalos;
  • Fraqueza durante a atividade física;
  • Inchaço;
  • Instabilidade no joelho;
  • Perda de amplitude de movimento;
  • Sensibilidade ao toque;
  • Sensação de travamento do joelho;

Sintomas de ruptura do menisco

Os sinais mais comuns de ruptura do menisco são a dor ou dificuldade de torcer, ou movimentar lateralmente. Outros sintomas que podem surgir com a ruptura do menisco são a diminuição da amplitude de movimento, fraqueza e dor durante a prática de alguma atividade.

Sintomas de entorse do menisco

O Entorse do menisco pode causar dor, inchaço e rigidez. Diferente da ruptura, não irá interferir na amplitude do movimento ou causar travamentos da articulação.

Fatores de risco

A prática de atividades que envolvam movimentos de torção ou rotação agressiva, poderão colocar você em risco. No entanto, os riscos de ruptura estão mais associados em a atletas que praticam esportes de contato, como:

  • Futebol;
  • Tênis;
  • Basquete;
  • Squash;
  • Tênis de mesa, entre outros…

Veja também:

O que é Medicina Esportiva?
5 Dicas para importantes para apoio aos idosos durante o isolamento social!
O que é Epicondilite Lateral do Cotovelo
Exercício e Obesidade

Quanto tempo demora para curar uma lesão menisco?

O tempo de recuperação de uma lesão no menisco depende da gravidade da lesão. Lesões mais graves podem levar até seis meses para serem completamente curadas, enquanto lesões menos graves podem ser curadas em poucas semanas. No entanto, é importante lembrar que o tempo de recuperação varia de pessoa para pessoa e, portanto, é importante consultar um médico especialista para obter um prognóstico preciso.

Quais os tipos de lesões do menisco?

O menisco pode ser lesionado de duas formas principais, por trauma ou por esforço repetitivo, sendo assim, sua lesão pode ocorrer devido a algum choque intenso ou por esforço repetitivo sofrido pelo joelho.

Lesão por esforço repetitivo:

É é a que acontece devido à realização de movimentos repetitivos do joelho, geralmente em atividades físicas que exijam muito da articulação, como saltar e correr. Essa lesão é mais comum em pessoas que têm sobrepeso ou obesidade;

Lesão por trauma:

É aquela causada por um impacto direto no joelho, podendo ser o resultado de uma queda ou de um acidente.

6 tipos de lesões no menisco

Lesão horizontal

A lesão horizontal do menisco geralmente ocorre devido a artrose do joelho. Com o envelhecimento, o desgaste vai ocorrendo de forma horizontal.

Lesão oblíqua

A lesão oblíqua geralmente ocorre na parte posterior do joelho e de forma diagonal. Esta lesão incomoda muito durante a flexão e extensão do joelho.

Lesão longitudinal

A lesão longitudinal do menisco, ocorre verticalmente no meio do menisco.

Lesão em alça de balde

A lesão em alça de balde ocorre quando uma lesão longitudinal tem um tamanho muito grande, deixando uma parte do menisco solta dentro do joelho, com isso, você acaba tendo dificuldades tanto para estender, quanto para flexionar o joelho.

Lesão radial

A lesão radial também ocorre na vertical de cima para baixo, partindo o menisco ao meio, com isso, podendo ocorrer a extrusão do menisco.

Lesão completa

A lesão completa do menisco ocorre quando há um corte em várias direções, partindo o menisco em vários pedaços.

Tratamento para lesões no menisco

O tratamento para lesões no menisco depende da gravidade da lesão.

Tratamento não cirúrgico

Micro rupturas não precisam de um processo cirúrgico de urgência (Desde que sintomas como dor excessiva e inchaço não persistam), neste caso, o médico especialista poderá utilizar um tratamento minimamente invasivo, como:

  1. Descansar: Evite realizar a atividade que causou a lesão. Seu médico pode recomendar que você use muletas para evitar colocar peso na perna.
  2. Gelo: Use compressas frias por 20 minutos de cada vez, várias vezes ao dia. Não aplique gelo diretamente na pele.
  3. Compressão: Para evitar inchaço adicional e perda de sangue, use uma bandagem elástica de alongamento.
    Elevação da perna: Para reduzir o inchaço, recline-se quando descansar e coloque uma perna mais alta que o coração.
  4. Remédios: O uso de medicamentos não esteroides como: ibuprofeno e naproxeno, poderão ajudar na diminuição da dor e inchaço.
  5. Injeções de esteroides: O médico também poderá optar por injeções de corticoesteroides na articulação, com o intuito de reduzir a dor e inchaço.
  6. Injeções biológicas: As injeções de plasma rico em plaquetas ou PRP, estão sendo muito utilizadas para o tratamento e recuperação de lesões no menisco.

Tratamentos cirúrgicos

A cirurgia para lesão no menisco pode ser feita de diversas maneiras, dependendo da extensão da lesão.

Artroscopia do joelho

A cirurgia mais simples é a artroscopia, que é feita através de pequenas incisões na pele e usa instrumentos especiais para visualizar e tratar a área afetada. Se a lesão for mais extensa, pode ser necessária uma cirurgia aberta, que envolve uma incisão maior para permitir que o cirurgião visualize e trate a área afetada.
Na maioria dos casos, a cirurgia de artroscopia para lesões no menisco é bem sucedida e os pacientes são capazes de retornar às suas atividades normais após alguns meses de recuperação.

Meniscectomia parcial

Na meniscectomia, o tecido meniscal danificado é removido. Este procedimento permite ao paciente realizar uma sustentação imediata do peso, e também, realizar movimentos com amplitude total.

Reparação do menisco

Em alguns casos, o médico poderá optar pelo procedimento de reparação, onde a ruptura é suturada. Esse procedimento faz com que o menisco cicatrize novamente, e por este motivo, o tempo de recuperação é mais extenso.

Tempo de recuperação

O tempo de recuperação de uma lesão no menisco poderá ser longa, tudo irá depender do grau da lesão e tratamento aplicado.
Em caso de uma ruptura leve e em pessoas mais jovens, o tempo de recuperação será de 4 a 12 semanas. Para pessoas com mais de 35 anos, o tempo de recuperação será mais demorado, que irá variar de 3 a 6 meses.
É importante salientar que um alto esforço dentro do processo de reabilitação, como uma carga excessiva em exercícios de musculação, poderá aumentar a dor e atrasar o processo de recuperação. 

Se você sente algum tipo de dor nos joelhos, é de extrema importância passar em consulta com um médico especialista.

Fontes:
https://www.massgeneral.org/orthopaedics/sports-medicine/conditions-and-treatments/meniscus-injuries#:~:text=Injury%20or%20damage%20to%20the,partial%20or%20full%20meniscus%20tear.
https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/torn-meniscus/symptoms-causes/syc-20354818?sscid=11k8_kn2gp&
https://orthoinfo.aaos.org/en/diseases–conditions/meniscus-tears/

Precisa de ajuda?