A artroscopia de joelho é um procedimento minimamente invasivo por vídeo, usado para tratar lesões como meniscos, ligamentos, cartilagens e tecido sinovial. No entanto, o seu sucesso depende de um protocolo pós-operatório detalhado (Fases I-IV) e, segundo a Arthritis Foundation, não é o tratamento de primeira linha para a maioria dos casos de artrose.
índice de conteúdo
ToggleO que é artroscopia (videoartroscopia) de joelho e como funciona?
A artroscopia ou videoartroscopia é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, utilizado por médicos especialistas para examinar e tratar as estruturas internas do joelho, como ligamentos e meniscos.
Como é feita a artroscopia de joelho?
A artroscopia é um procedimento realizado mediante um processo altamente estruturado, com um mínimo de invasão:
- Posicionamento do paciente: o paciente é posicionado (com o uso de dispositivos) para manter sua articulação na posição correta.
- Incisões: são geralmente realizadas de 2 a 3 incisões na pele do paciente.
- Ampliação do espaço: os médicos irão preencher a cavidade articular com uma solução salina para aumentar o espaço para operar.
- Visualização: o artroscópio será inserido na incisão para projetar imagens ampliadas da articulação através do monitor de alta resolução.
- Operação e tratamento: instrumentos cirúrgicos são introduzidos através das incisões para a realização do tratamento necessário, como reparo dos ligamentos ou meniscos.
- Finalização: após a conclusão do procedimento, as incisões são fechadas.
Qual o tipo de anestesia é utilizada na artroscopia?
Os principais tipos de anestesia para artroscopia do joelho são a anestesia raquiana e a anestesia geral, que geralmente são combinadas com sedação para maior conforto do paciente. A escolha final é sempre realizada em conjunto pelo anestesista, médico e paciente, baseada no tipo de lesão e condições de saúde do paciente.
- Anestesia raquiana: é o procedimento em que o anestésico é aplicado na coluna (entre duas vértebras), anestesiando apenas a parte inferior do corpo. O paciente poderá ficar acordado ou sedado, sendo mais vantajosa para o controle da dor pós-operatória.
- Anestesia geral: é uma técnica anestésica que promove um estado de inconsciência (o paciente dorme) durante todo o procedimento. É segura e pode ser utilizada para cirurgias de artroscopia de pequeno e grande porte.
Para que serve a artroscopia?
A artroscopia de joelho é um técnica cirúrgica minimamente invasiva utilizada para o diagnóstico e tratamento de lesões no joelho.
Quando a artroscopia de joelho é indicada?
A artroscopia é indicada para diagnóstico e tratamento de diversas doenças e lesões intra-articulares, como:
- Lesões de ligamentos (como o cruzado anterior e posterior)
- Lesões de menisco
- Problemas de cartilagem
- Sinovite (inflamação da membrana sinovial)
- Remoção de corpos livres
- Limpeza de infecções intra-articulares.

A artroscopia é recomendada para tratamento de artrose e osteoartrite?
Não, geralmente a artroscopia de joelho não é recomendada para a maioria dos casos de artrose (osteoartrose). Segundo o artigo Arthroscopy Not Recommended for Arthritis no conceituado site Arthritis Foundation, afirma que estudos comprovaram que o procedimento frequentemente não proporciona alívio duradouro para dor e tem um tempo de recuperação maior, entre 2 a 6 semanas.
Qual é o tempo de recuperação de uma artroscopia de joelho?
O tempo de recuperação da cirurgia irá variar de 2 a 3 semanas para o retorno de atividades leves e moderadas, como caminhadas, natação, ciclismo leve, de acordo com o artigo Knee arthroscopy publicado no site Bupa. Para um retorno total às atividades de alto impacto, é necessário que você siga o protocolo pós-operatório de fisioterapia (Fases I – IV), o que poderá levar de 3 a 6 meses, dependendo do tipo de lesão tratada.
Protocolo pós-operatório e fisioterapia
A pós-recuperação é um processo de extrema importância para o sucesso da cirurgia. Você deve seguir atentamente os protocolos sugeridos pela sua equipe cirúrgica e fisioterapeuta, que irá variar de acordo com o tipo de lesão. Abaixo segue um protocolo padrão para maioria dos casos simples.

Riscos e complicações da artroscopia
A artroscopia do joelho é considerada uma cirurgia de baixo risco devido às técnicas minimamente invasivas e à alta qualidade e tecnologia dos equipamentos. No entanto, devemos considerar que qualquer procedimento cirúrgico é passível de complicações, que são raras, mas incluem:
- Infecção,
- Trombose venosa (coágulos de sangue),
- Derrame articular (sangue ou líquido sinovial dentro da articulação),
- Dor residual,
- Déficit de mobilidade.
Outros fatores que podem influenciar o sucesso da cirurgia
O sucesso da artroscopia a longo prazo é influenciado por 3 fatores inerentes ao paciente, e não às habilidades médicas: idade, saúde geral e comprometimento com a reabilitação pós-operatória. Mesmo que você seja operado por um especialista, estes elementos poderão interferir no resultado final:
- Idade do paciente: pacientes mais novos (abaixo dos 50 anos) tendem a ter taxas de sucesso mais altas.
- Saúde geral do paciente: pacientes portadores de doenças pré-existentes como diabetes ou doenças cardíacas poderão ter seus riscos de complicações aumentados.
- Reabilitação: pacientes que não participam do programa de reabilitação poderão apresentar a longo prazo déficit de mobilidade articular e fraqueza muscular.
Conclusão
A artroscopia é um procedimento minimamente invasivo e altamente eficaz para o diagnóstico da dor e tratamento de lesões. Ela pode ser a solução para sua dor no joelho. Agende uma consulta com o Dr. Alexandre Kusabara e inicie o planejamento de sua cirurgia com um especialista que prioriza o seu sucesso a longo prazo e a segurança do seu pós-operatório.
Fontes:
https://my.clevelandclinic.org/health/treatments/21801-arthroscopy
https://www.arthritis.org/health-wellness/treatment/joint-surgery/safety-and-risks/arthroscopy-not-recommended-for-arthritis
https://universityorthopedics.com/assets/layout/UOI-knee-arthroscopy-post-op-final.pdf
https://www.jaipurjoints.com/health-tips/what-is-the-success-rate-of-knee-arthroscopy-surgery/
https://www.bupa.co.uk/health-information/knee-pain/knee-arthroscopy

Meu nome é Alexandre Kusabara, sou médico ortopedista CRM: 75.828 │ TEOT: 6965, especialista em cirurgia do joelho. Atualmente sou um dos preceptores da residência médica de Ortopedia e Assistente da sub-especialidade de Ortopedia Esportiva da Faculdade de Medicina do ABC, e também, coordenador da equipe ortopédica do Hospital Brasil.
Formado há 27 anos, possuo graduação em medicina pelo Centro Universitário Lusíada (1992), fiz residência médica em Ortopedia e Traumatologia, Especialização em Cirurgia do Joelho e Artroscopia (1997) pela Santa Casa de São Paulo, e Medicina Esportiva pelo CEMAFE EPM. (1996).


