cisto de baker

Cisto de Baker: Principais causas, sintomas e tratamentos

​O Cisto de Baker é um abaulamento que surge na parte de trás do joelho e que pode causar sintomas como dificuldade para movimentar, dobrar todo o joelho. Entenda suas causas, sintomas e veja as principais formas de tratamento.

O que é Cisto de Baker?
O que pode causar o Cisto de Baker?
Principais sintomas do Cisto de Baker
Como é feito o diagnóstico do Cisto de Baker?
Como tratar o de Baker?
Possíveis complicações do Cisto Poplíteo
Perguntas frequentes

O que é Cisto de Baker?

O Cisto de Baker, que também é conhecido como cisto poplíteo e cisto sinovial poplíteo é a formação de um nódulo repleto de fluído sinovial , que pode surgir na parte posterior da articulação do joelho, mais precisamente, na fossa poplítea.

O líquido sinovial é um fluído viscoso, que tem a função de lubrificar, nutrir e absorver os impactos exercidos sobre a articulação do joelho. O joelho é preenchido pelo fluído sinovial que amortece e reduz o atrito quando a parte inferior do fêmur desliza sobre a parte superior da tíbia, evitando um desgaste precoce.

O que pode causar o Cisto de Baker?

O líquido sinovial circula pela cavidade do joelho, e por este motivo, quando ocorre um aumento na sua produção, a pressão intra articular pode empurrar o líquido sinovial para a parte de trás do joelho, levando a um aumento da pressão do líquido num determinado ponto da cápsula articular, abaulando e formando o cisto poplíteo.

Lesões e doenças degenerativas podem estimular a membrana sinovial à produzir um volume maior de líquido sinovial.

As causas mais comuns de um cisto popliteo são:

Gota

A gota provoca um aumento excessivo dos níveis de ácido úrico no sangue, promovendo a formação de cristais de urato que se acumulam ao redor das articulações, causando inflamação articular.

Hemofilia

A hemofilia é uma condição médica hereditária, que dificulta a coagulação sanguínea, podendo promover hemorragia e danos nas articulações.

Lúpus

O lúpus é uma doença auto imune onde o sistema imunológico do corpo ataca o tecido normal e saudável, podendo atingir diversos sistemas do corpo como: cérebro, coração, rins, articulações, entre outros…

Osteoartrite

A osteoartrite é uma condição que caracteriza-se pelo desgaste da cartilagem articular e estruturas ósseas. As articulações mais atingidas pela osteoartrite e são os joelhos, mãos e coxofemorais

Psoríase

A psoríase artropática pode estar associada à doenças articulares, que podem surgir de forma gradual, apresentando quadros de dor e inflamação nas articulações.

Artrite reumatóide

Uma forma inflamatória de artrite.

Principais sintomas do Cisto de Baker

O Cisto de Baker é uma doença que na maioria das vezes não apresenta nenhum tipo de sintoma. Em muitos casos, ele é descoberto durante um exame de ressonância magnética ou ultrassonografia que são realizadas por outros motivos.

Caso apresente sintomas, os mais comuns são:

  • Incômodo na parte de trás do joelho;
  • Inchaço;
  • Limitação da flexão máxima do joelho;
  • Um inchaço atrás do joelho que desaparece quando você dobra o joelho.

É importante salientar que quando o cisto se rompe espontaneamente, os sintomas são muito parecidos com os da Trombose Venosa Profunda, que é uma condição extremamente grave e que necessita de cuidados imediatos.

cisto de baker
Cisto Poplíteo

Como é feito o diagnóstico do Cisto de Baker?

A princípio, o seu médico irá realizar uma exame clínico do seu joelho, uma vez que o inchaço foi encontrado na parte de trás do joelho, ele fará a comparação com o joelho saudável. Outra forma de avaliar, será analisando a amplitude do joelho afetado, que devido ao inchaço, terá sua mobilidade reduzida.

Caso haja necessidade de uma avaliação mais profunda, o médico poderá solicitar exames de ressonância magnética ou ultrassom para avaliar o tamanho do cisto e se houve algum dano maior na cartilagem do joelho.

Como tratar o Cisto de Baker?

Em alguns casos o Cisto Poplíteo poderá desaparecer sem a necessidade de um tratamento específico.
Em casos mais graves da doença, alguns procedimentos poderão ser indicados pelo médico especialista como:

Punção e Infiltração de corticosteroide

As injeções de corticóides irão ajudar no processo inflamatório, e consequentemente, no alívio da dor.

Drenagem dos fluídos

Orientado por um ultrasson, o médico irá inserir uma agulha no inchaço para a remoção do fluído. É importante salientar que este procedimento deverá ser realizado num hospital ou consultório, com a máxima condição de higiene e por um médico especialista.

Veja também:

Possíveis complicações do Cisto Poplíteo

Em casos raros poderão ocorrer algumas complicações como:

  • Inchaço por tempo prolongado;
  • Dor;
  • Rutura do cisto.

Perguntas Frequentes

Cisto de Baker precisa operar?

Na maioria dos casos não. Esta doença normalmente desaparece sem a necessidade de alguma intervenção, mas em casos graves associados com outras patologias, um processo cirúrgico poderá ser necessário.

Cisto de Baker é perigoso?

Na maioria dos casos, não. Em situações extremas, pode ocasionar outras complicações na articulação, por isso, uma avaliação médica no início é muito importante.

Cisto de Baker dói?

O cisto poplíteo pode causar inflamação, inchaço e dor.

Com Cisto de Baker posso fazer caminhada?

Sim, mas antes de iniciar suas atividades, você deverá consultar um médico para avaliar a gravidade do doença.

Qual o CID do Cisto de Baker?

CID 11 M71.2 Cisto sinovial do espaço poplíteo [Baker]

Referências

https://www.qualcid.com.br/cid/m712/cisto-sinovial-do-espaco-popliteo-baker – Acessado em 26/05/2022
https://www.cedars-sinai.org/health-library/diseases-and-conditions/b/bakers-cyst.html – Acessado em 26/05/2022
https://www.nhs.uk/conditions/bakers-cyst/#:~:text=A%20Baker’s%20cyst%2C%20also%20called,joint%20becomes%20swollen%20and%20inflamed. – https://www.cedars-sinai.org/health-library/diseases-and-conditions/b/bakers-cyst.html – Acessado em 26/05/2022
https://www.health.harvard.edu/diseases-and-conditions/how-do-you-treat-a-bakers-cyst – Acessado em 26/05/2022
https://www.medicalnewstoday.com/articles/184714#symptoms – Acessado em 26/05/2022
https://www.healthline.com/health/bakers-cyst#complications – Acessado em 26/05/2022

Precisa de ajuda?