O que é Gota?
A gota é um processo de artrite inflamatória que ocorre devido a um aumento dos níveis de ácido úrico no sangue, causando a formação de micro cristais de monourato de sódio, que ficam depositados nas articulações, tendões e tecidos circundantes podendo causar inchaço, vermelhidão e dor intensa .
Quem pode ter gota?
A gota pode afetar qualquer pessoa, mas acomete muito mais homens do que mulheres, devido aos mesmos terem um nível mais elevado de ácido úrico durante a vida. Geralmente as mulheres são acometidas pela doença da gota após a menopausa.
É importante salientar que nem todas as pessoas que apresentam um quadro de aumento dos níveis de ácido úrico no sangue, irão desenvolver a doença da gota.
O que pode aumentar as chances de gota?
Pessoas com comorbidades podem estar mais propensas em ter gota, entre estas comorbidades estão:
* Obesidade ou excesso de peso;
* Insuficiência cardíaca;
* Diabetes;
* Hereditariedade;
* Pressão alta;
* Doença renal.
O que causa a gota?
Quando ocorre um aumento excessivo de ácido úrico no corpo, os rins podem não conseguir remover este excesso eficientemente, de forma que os cristais de urato com formato de agulha se acumulem nas articulações levando a pessoa a ter um ataque de gota.
Quais alimentos aumentam o ácido úrico?
A dieta é um fator que pode aumentar os níveis de ácido úrico, e consequentemente, agravar os ataques de gota.
Se você tem propensão a gota, ou quer prevenir, evite o excesso de consumo de alimentos como:
* Bebidas alcóolicas;
* Carnes vermelhas;
* Vísceras como coração, rins e fígado;
* Fermento de padeiro e levedura de cerveja na forma de suplemento;
* Frutos do mar como, mariscos, mexilhão, grãos com casca, entre outros.
Quais os sintomas da gota?
Os ataques da doença gota podem acontecer de forma repentina, com dor aguda e que na maioria das vezes, ocorrem à noite.
Os sintomas mais comuns de gota são:
* Dor intensa;
* Inchaço;
* Vermelhidão;
* Rigidez;
* Calor.
Leia também:
- Dor do crescimento: Saiba o é e como tratar!
- O que é Infiltração no joelho e como é feita?
- O que é videoartroscopia do joelho?
Como diagnosticar a gota?
Na maioria das vezes, os médicos irão diagnosticar a gota através dos sintomas e aparência da articulação afetada. Em casos específicos, pode haver a necessidade de exames que podem ser úteis para um diagnóstico final, como:
* Exame de sangue;
* Exame de fluido articular;
* Raio X;
* Ultrassom;
* Tomografia computadorizada.
Como tratar a doença da gota?
Após uma avaliação criteriosa, o médico irá propor um tratamento adequado ao caso.
Para diminuir a dor durante um ataque de gota, o tratamento consiste no uso de anti-inflamatórios como ibuprofeno, esteróides e colchicina.
Como forma de prevenção de ataques de gota, a mudança de hábito é o melhor remédio. Prática regular de exercícios, perda de peso, redução do consumo de álcool e alimentos ricos em purina como carne vermelha, poderão ajudar na prevenção de ataques de gota.
O Ortopedista do Pronto Socorro trata na urgência a fase aguda, mas sempre sugiro uma investigação detalhada e o acompanhamento com um Reumatologista.
Referências bibliográficas:
Mayoclinic │ Acessado em 31/01/22
Cdc │ Acessado em 31/01/22
My Cleveland Clinic │ Acessado em 31/01/22
Rheumatology │ Acessado em 31/01/22
Very Well Health │ Acessado em 31/01/22
Meu nome é Alexandre Kusabara, sou médico ortopedista CRM: 75.828 │ TEOT: 6965, especialista em cirurgia do joelho. Atualmente sou um dos preceptores da residência médica de Ortopedia e Assistente da sub-especialidade de Ortopedia Esportiva da Faculdade de Medicina do ABC, e também, coordenador da equipe ortopédica do Hospital Brasil.
Formado há 27 anos, possuo graduação em medicina pelo Centro Universitário Lusíada (1992), fiz residência médica em Ortopedia e Traumatologia, Especialização em Cirurgia do Joelho e Artroscopia (1997) pela Santa Casa de São Paulo, e Medicina Esportiva pelo CEMAFE EPM. (1996).