videoartroscopia

O que é videoartroscopia do joelho?

A videoartroscopia é um procedimento cirúrgico realizado por médicos especialistas, que tem como principal objetivo, examinar toda a estrutura interna da articulação, estruturas normais e as lesadas por visão direta por vídeo.
A videoartroscopia pode ser realizada em várias articulações do corpo.

Muitas cirurgias onde antes eram necessárias grandes incisões para expor a estrutura lesada da articulação, hoje é realizada com 2 ou 3 portais( pequenas incisões), onde se consegue uma visualização melhor sem necessidade de expor tudo.

Como é feita a videoartroscopia do joelho?

A videoartroscopia do joelho é realizada através de uma pequena incisão na pele do paciente, por onde o médico irá inserir o artroscópio.
O artroscópio é um equipamento de alta precisão composto por duas hastes, que possuem uma lente, sistema de iluminação e são conectadas diretamente num monitor de tv. Através deste monitor, o médico especialista consegue visualizar todo o procedimento cirúrgico através de imagens aumentadas e de alta resolução de toda articulação.
As articulações que mais se utilizam a videoartroscopia , são o joelho e o ombro.

Quando é necessário fazer uma videoartroscopia ?

A videoartroscopia geralmente é utilizada para o diagnóstico e tratamento de lesões como: ruptura de menisco, lesões ligamentares, lesões capsulares, sinovite, síndrome do túnel do carpo, perda de cartilagem e remoção de corpos livres que podem ser fragmentos de ossos ou cartilagem .

Veja também:

Qual tipo de anestesia é utilizada na videoartroscopia no joelho?

Na videoartroscopia do joelho, o tipo de anestesia que será utilizada durante o procedimento irá depender de diversos fatores, inclusive, das condições de saúde do paciente.

Dentre as possibilidades de anestesia estão:

Anestesia Raquidiana:

A Raqui Anestesia é a anestesia de escolha para procedimentos dos membros inferiores( quadril, joelho e tornozelo)
A anestesia raquidiana é um procedimento onde o anestésico é inserido no canal raquidiano através de uma injeção aplicada entre duas vértebras. Este anestesia fará que a parte inferior do corpo fique anestesiada e o paciente pode permanecer acordado durante todo o procedimento ou sedado para maior conforto.

Anestesia geral:

A anestesia geral promove um estado de inconsciência, analgesia e bloqueio dos reflexos autônomos. Ela é utilizada nas articulações do membro superior e coluna ou quando o tempo de cirurgia for muito prolongado.

Qual o tempo de recuperação de uma videoartroscopia no joelho?

O tempo de recuperação da cirurgia de videoartroscopia dependerá principalmente do tipo de lesão tratada e do procedimento executado.

Na maioria dos casos, o paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia, e o restante do processo de recuperação é realizado em casa. Não existe um tempo certo de recuperação. Cada patologia tem uma orientação de carga e exercícios. O uso de muletas e remédios para dor poderá ser recomendado pelo médico.

No momento em que o paciente apresentar melhores condições físicas e de cicatrização , poderá ser recomendado pelo médico, sessões de fisioterapia para o fortalecimento muscular e restauração do equilíbrio e movimento.

Vídeoartroscopia: Riscos e complicações

Por ser uma cirurgia realizada com equipamentos modernos e alta tecnologia, a vídeoartroscopia é considerada uma cirurgia de baixo risco, mas, devemos considerar que qualquer procedimento cirúrgico é passível de complicações, sendo assim, citamos abaixo as principais complicações que possam ocorrer, como: Infecção; Trombose venosa (coágulos de sangue), Derrame articular( sangue ou líquido sinovial dentro da articulação), Dor residual, Déficit de mobilidade e Recidiva .

Quando devo entrar em contato com o médico?

Se pós cirurgia você apresentar sintomas como: febre ; dor forte; vermelhidão ou inchaço; dormência; fluido com mau cheiro vazando das incisões.