Confira 5 dicas para ter mais equilíbrio físico e mental durante a pandemia: Há mais de um ano o coronavírus vem mudando os nossos hábitos e estilo de vida. Uma fase que achávamos que passaria rapidamente, está se estendendo e sem prazo para terminar…
A pandemia vem cercada de diversos fatores que de alguma forma, afetam os níveis de estresse, como: Falta ou diminuição da prática de atividade física, restrição financeira, alimentação inadequada, desemprego, entre outros…
Com isso, temos que nos cuidar cada vez mais, e também, das pessoas que amamos. O autocuidado é uma forma imprescindível de estarmos melhores preparados para enfrentarmos juntos esta fase tão difícil e desafiadora…
Dicas para ter mais equilíbrio físico e mental
1 – Tenha uma alimentação equilibrada
Quando mantemos uma alimentação equilibrada, conseguimos manter a energia necessária para passar o dia melhor, concluir os nossos afazeres diários e ter uma noite de sono mais tranquila.
A regularidade e quantidade também são fatores importantes, como estamos gastando menos calorias, podemos acumular mais gordura corporal.
2 – Se exercite sempre que possível
Devido ao isolamento social, praticar uma atividade física regular, pode parecer impossível. Mas, 15 minutos diários podem ajudar na redução do stress e na melhora da qualidade do sono.
Faça exercícios onde puder, caminhe sempre que possível, suba e desça escadas ou até mesmo, caminhe com o cachorro.
3 – Priorize o sono
Levando em consideração que a maioria as crianças estão sem aula, e os adultos estão trabalhando em home office, é tentador ficar acordado à noite para assistir um filme, um programa de tv, ou até mesmo, ficar batendo papo nas redes sociais.
Se você puder evitar, será de grande valor para a sua saúde física em mental. Uma ótima noite de sono é imprescindível para uma recuperação física e mental, e por este motivo, deve ser preservada.
4 – Desconecte-se
Vivemos num mundo totalmente conectado, e muitas vezes, não temos noção de quantas horas passamos em frente ao celular ou computador. Para nos mantermos informados, acabamos ficando constantemente conectados, e acabamos nos sobrecarregando.
Embora seja útil manter-se informado, tome cuidado para não se sobrecarregar com informações. Tire um tempo para desconectar e se concentrar em coisas que são edificantes e / ou relaxantes.
5 – Relaxe com um audiolivro
Os audiolivros podem levá-lo para outro lugar, assim como os livros de papel, que também podem ter benefícios adicionais. Dê um play no audiolivro e, em seguida, deite-se ou sente-se, depois, feche os olhos para ouvir. Você poderá até achar mais fácil se concentrar na história porque não precisa ficar de olhos abertos.
Além de obter conhecimento, com o audiolivro você poderá encontrar uma nova forma de relaxar.
Veja também:
O que é menisco?
Coronavac: Principais dúvidas sobre a Vacina
O que é Medicina Esportiva?
O que é periostite | causas, sintomas e tratamentos …
Como executar o exercício abdominal tradicional de forma correta

Meu nome é Alexandre Kusabara, sou médico ortopedista CRM: 75.828 │ TEOT: 6965, especialista em cirurgia do joelho. Atualmente sou um dos preceptores da residência médica de Ortopedia e Assistente da sub-especialidade de Ortopedia Esportiva da Faculdade de Medicina do ABC, e também, coordenador da equipe ortopédica do Hospital Brasil.
Formado há 27 anos, possuo graduação em medicina pelo Centro Universitário Lusíada (1992), fiz residência médica em Ortopedia e Traumatologia, Especialização em Cirurgia do Joelho e Artroscopia (1997) pela Santa Casa de São Paulo, e Medicina Esportiva pelo CEMAFE EPM. (1996).