Pular para o conteúdo

Ortopedia esportiva: O que é, lesões que trata e benefícios

A Ortopedia esportiva é uma área da medicina que cuida de lesões esportivas que ocorrem em atletas profissionais e amadores. Estas lesões não afetam apenas o desempenho esportivo, dependendo da gravidade, poderão se tornar crônicas e acabarão prejudicando a sua qualidade de vida.

Para que você possa ter uma melhor compreensão sobre Ortopedia Esportiva e seus benefícios, continue esta leitura!

O que é Ortopedia Esportiva?

A Ortopedia Esportiva é uma área da medicina responsável por prevenir, diagnosticar, tratar e acompanhar lesões esportivas que acometem o sistema músculo esquelético. A Ortopedia Esportiva trata lesões nos ossos, músculos, articulações e ligamentos que ocorrem durante a prática esportiva, no entanto, se essas lesões não forem tratadas poderão atrapalhar a performance e desenvolvimento esportivo.

O que faz a ortopedista esportivo?

O ortopedista esportivo é um profissional especialista em traumas e lesões com um conhecimento do movimento e atividade de cada esporte. Além de ajudar na recuperação do atleta, este especialista também é primordial para a orientação deste atleta, pois, irá lhe ajudar a compreender melhor a biomecânica do esporte praticado.

Um ortopedista esportivo também é um profissional qualificado para aplicar diversos tipos de tratamento, desde os mais convencionais até os mais complexos, como as cirurgias. Pessoas de todas as idades podem se beneficiar com o acompanhamento deste profissional.

O ortopedista esportivo poderá aplicar diversos tratamentos, dentre suas especialidades estão:

  • Prevenção de lesões;
  • Análise e tratamento de traumas e lesões;
  • Reabilitação de traumas e lesões;
  • Melhora de desempenho esportivo;
  • Entre outras…

Ortopedia esportiva infantil

O hábito da prática esportiva com o objetivo de ter uma melhor qualidade de vida está chegando cada vez mais cedo na vida das crianças. Isso é uma fato muito importante, pois segundo o ministério da saúde, mais de 340 mil crianças brasileiras entre 5 e 10 anos acompanhadas pelo SUS possuem obesidade.

Um acompanhamento profissional nesta fase inicial de prática esportiva, irá ajudar a criança evoluir gradativamente com um menor risco de lesões.

Quais lesões o ortopedista esportivo trata?

Os tratamentos disponíveis de um especialista em ortopedia esportiva incluem:

O diagnóstico, orientação e proposição do tratamento adequado, seja fisioterápico, imobilização, medicação e até cirúrgico, sempre com o intuito de ajudá-lo a retornar as atividades físicas.

Benefícios de ter um acompanhamento de um ortopedista esportivo

Optar por um ortopedista esportivo em vez de um generalista pode trazer uma grande diferença no seu processo de recuperação. Confira alguns benefícios de ter uma acompanhamento de um ortopedista esportivo:

  • Lhe ajuda a compreender a biomecânica do esporte praticado;
  • Reduz o tempo que você deve gastar no processo de recuperação;
  • Favorece o retorno mais rápido a prática esportiva;
  • Indicação do tratamento adequado a cada caso.

Agende uma Consulta com ortopedista esportivo

Se você está enfrentando uma lesão relacionada ao esporte ou deseja ajuda para melhorar seu desempenho, é hora de marcar uma consulta com um ortopedista esportivo.

O Dr. Alexandre Kusabara está aqui para lhe ajudar. Saiba mais sobre nossa metodologia de tratamento para atletas e não atletas. Você está convidado a marcar uma consulta de acordo com sua conveniência.

Ligue para o nosso consultório em (11) 97659-1001

Referências bibliográficas
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/setembro/acompanhadas-pelo-sus-mais-de-340-mil-criancas-brasileiras-entre-5-e-10-anos-possuem-obesidade
https://orthopedicassociates.org/what-is-orthopedic-sports-medicine/

Precisa de ajuda?