O que é Medicina Esportiva?

A Medicina Esportiva ou Medicina do Esporte é um campo da medicina que vem crescendo rapidamente nos últimos anos. Sua principal função é ajudar pessoas, atletas profissionais ou não, a tratarem e prevenirem lesões que podem vir à ocorrer durante a prática esportiva, e também, à melhorar o desempenho de atletas profissionais e amadores.

Atletas tanto profissionais quanto amadores, estão sempre a procura de superar as suas marcas pessoais. Esta procura incansável pela superação, pode levar o atleta a ter inúmeros tipos de lesões por excesso de esforço físico, entorses, entre outros…

Nesta hora é que o Médico Especialista em medicina esportiva entra em ação. É um profissional altamente qualificado, que possui um grande conhecimento em medicina músculo esquelética, biomecânica e performance esportiva.

Principais lesões tratadas pelo especialista em medicina esportiva:

Lesões musculares e ligamentares
Lesões nos tendões
Fraturas e problemas ósseos,
Doenças crônicas que podem afetar o desempenho físico, entre outras…

Leia também:

O que é periostite | causas, sintomas e tratamentos …
5 Dicas para importantes para apoio aos idosos durante o isolamento social!
Como executar o exercício abdominal tradicional de forma correta
O que é Epicondilite Lateral do Cotovelo

Quando devo procurar um médico do esporte?

O Médico especialista em medicina esportiva não trata apenas lesões, ele também pode realizar um trabalho preventivo, através de um acompanhamento periódico do atleta. A medida que alguns sintomas vão surgindo, o especialista poderá intervir de forma recuperativa, reduzindo o risco da lesão atingir um grau mais elevado.

Outros fatores importantes:

Realização de um check-up da saúde;
Quando iniciar a prática de uma atividade física;
Quando sentir algum sintoma durante a prática esportiva, como dor nas articulações, por exemplo;
Quando não souber que ritmo deve realizar a atividade física;

A Medicina Esportiva faz parte da vida de todas as pessoas, de crianças até idosos. É de grande importância para a saúde física e obtenção de resultados, e também, tem dentro de suas principais funções, a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de condições médicas que podem ser relacionadas ao esporte e aos exercícios físicos.

Se você deseja iniciar ou aprimorar a sua prática esportiva de forma segura, agende uma consulta!