A Medicina Esportiva ou Medicina do Esporte pode ser definida como a especialidade médica que cuida da performance e lesões ligadas ao esporte. Este campo da medicina vem crescendo rapidamente nos últimos anos. Sua principal função é ajudar pessoas, atletas profissionais ou não, a tratarem e prevenirem lesões que podem vir à ocorrer durante a prática esportiva, e também, à melhorar o seu desempenho físico.
Se você é um esportista, profissional ou não, e quer saber como a medicina esportiva pode lhe ajudar a atingir seus objetivos, continue esta leitura!
O que é medicina esportiva (medicina do esporte)?
A medicina esportiva ou medicina do esporte é uma especialidade da medicina reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, especializada na aptidão física, performance, prevenção e tratamento de lesões de indivíduos que praticam esportes, profissionalmente ou não.
O que faz um médico do esporte?
O médico do esporte é um profissional de formação clínica altamente qualificado, e que possui um grande conhecimento em diversas áreas, entre elas: fisiologia do exercício, biomecânica, Ortopedia, Cardiologia, Performance esportiva, entre outras. É um especialista em prevenção, apto a diagnosticar e tratar diversos tipos de lesões que podem ocorrer durante a prática esportiva.
Um outro fator de extrema importância, é que o médico do esporte não trata apenas a lesão, ele possui uma vasta experiência que lhe permite identificar o tipo de lesão e gravidade de forma rápida e precisa, com isso, consegue direcionar o melhor tratamento evitando que a lesão se agrave.
Quais lesões um médico de medicina esportiva trata?
As lesões que ocorrem durante a prática esportiva podem ter a mesma sensação de lesões comuns que ocorrem no dia a dia, no entanto, existe uma grande diferença entre elas. Abaixo estão as lesões mais comuns que a medicina esportiva pode tratar:
- Bursite pré patelar;
- Contusões;
- Cotovelo de tenista;
- Entorses;
- Fascite plantar;
- Fraturas e problemas ósseos;
- Luxação do cotovelo;
- Luxação do ombro;
- Luxação do quadril;
- Lesões musculares e ligamentares;
- Lesões nos tendões;
- Tendinite;
- Tenossinovite Estenosante de De Quervain
O Médico especialista em medicina esportiva não trata apenas lesões, ele também pode realizar um trabalho preventivo, através de um acompanhamento periódico de atletas , atletas amadores e crianças e adolescentes que participam de competições escolares. A medida que alguns sintomas vão surgindo, o especialista poderá intervir de forma recuperativa, reduzindo o risco da lesão atingir um grau mais elevado.
Leia também:
O que é periostite | causas, sintomas e tratamentos …
5 Dicas para importantes para apoio aos idosos durante o isolamento social!
Como executar o exercício abdominal tradicional de forma correta
O que é Epicondilite Lateral do Cotovelo
Outros procedimentos que o médico do esporte pode realizar
- Requisitar diversos exames clínicos e laboratoriais;
- Realizar intervenções invasivas e não invasivas;
- Fazer análise de desempenho físico;
- Propor programas de exercícios e dietas com finalidades específicas;
- Coordenar equipes de saúde esportiva;
- Fazer gestão de projetos de tecnologia e inovação no esporte.
A Medicina Esportiva faz parte da vida de todas as pessoas, de crianças até idosos. É de grande importância para a saúde física e obtenção de resultados, e também, tem dentro de suas principais funções, a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de condições médicas que podem ser relacionadas ao esporte e aos exercícios físicos.
Consultório Dr. Alexandre Kusabara
O Dr. Alexandre Kusabara é especialista em Ortopedia Esportiva, trabalha na prevenção e no tratamento lesões que ocorrem durante a prática esportiva profissional ou amadora. O Dr. irá lhe ajudar a tratar e se recuperar de lesões oferecendo o melhor atendimento possível para suas necessidades individuais..
São mais de 30 anos de experiência em tratamento de lesões por meio de uso de tratamentos avançados e alta tecnologia.
Fonte: Healthtalk
Meu nome é Alexandre Kusabara, sou médico ortopedista CRM: 75.828 │ TEOT: 6965, especialista em cirurgia do joelho. Atualmente sou um dos preceptores da residência médica de Ortopedia e Assistente da sub-especialidade de Ortopedia Esportiva da Faculdade de Medicina do ABC, e também, coordenador da equipe ortopédica do Hospital Brasil.
Formado há 27 anos, possuo graduação em medicina pelo Centro Universitário Lusíada (1992), fiz residência médica em Ortopedia e Traumatologia, Especialização em Cirurgia do Joelho e Artroscopia (1997) pela Santa Casa de São Paulo, e Medicina Esportiva pelo CEMAFE EPM. (1996).