idosos e o isolamento social

5 Dicas para importantes para apoio aos idosos durante o isolamento social!

Hoje vamos falar um pouco sobre os nossos idosos. Segundo as estatísticas, são a classe mais afetada pela pandemia de covid-19, e também, que apresentam mais riscos. Para diminuirmos os riscos de contágio, devemos ficar em quarentena, que não é fácil pra ninguém…

A maioria dos estudos sobre o isolamento social indicam efeitos psicológicos negativos como sintomas de estresse, depressão, tristeza, estado confusional e irritabilidade, sendo assim, o que podemos fazer para amenizar os impactos da pandemia em nossos idosos?

Independentemente se moram com a família ou sozinhos, podemos ajudá-los a passar por esta fase de forma mais branda e saudável.

Abaixo seguem 5 dicas que irão fazer muito bem aos nossos idosos:

1 – Conversas frequentes: Conversar tornam os idosos mais felizes. Também é importante discutir sobre tudo que está acontecendo no momento, e caso o idoso more sozinho, um telefonema diário fará com que ele não se sinta tão só.

2 – Chamada de vídeo: Esta é de grande importância, pois além de conversar, os idosos poderão ver seus entes queridos e matar as saudades provocada pelo isolamento social.

3 – Estimule a prática de atividades intelectuais como: Leitura, jogos de caça palavras, jogos de memória ou até mesmo, assistir a um bom filme…

4 – Ouvir música: Uma boa música pode ajudar a acalmar, reduzir os níveis de stress e a ansiedade.

5 – E as atividades físicas, deverão ser realizadas? A resposta é sim! Para os idosos, as atividades diárias como levantar e sentar, caminhar (mesmo que dentro de casa) e varrer a casa, já irão ajudá-los a manter o corpo ativo e saudável.