Exercício e Obesidade

A obesidade é um mal que vem acometendo a população mundial, e tem aumentado entre os brasileiros.

O resultado da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2018 realizada pelo ministério da saúde, aponta que a obesidade no Brasil voltou a crescer. Entre 2006 e 2018, houve um aumento de 67% no número de obesos, sendo que o maior índice se apresenta em adultos de 25 a 34 anos e 35 a 44 anos.

Outro resultado da pesquisa, indica que 55,7% da população brasileira apresenta excesso de peso.

Algumas doenças também estão diretamente associadas a obesidade como: diabetes, problemas cardiovasculares, asma e gordura no fígado.
A prática de exercícios é um grande aliado no tratamento da obesidade. Segundo o ministério da saúde, a prática de exercícios durante 30 minutos 5 x por semana, é de grande importância para a prevenção de doenças, levando a melhor qualidade de vida

A prática de exercícios regulares promove vários benefícios para todos, inclusive para os obesos, como:

1 – Diminuição do apetite
2 – Tonificação muscular
3 – Previne doenças cardiovasculares
4 – Diminuição da pressão arterial
5 – Redução do estresse e cansaço
6– Aumento do gasto calórico basal
7– Equilíbrio
8– Redução da apneia e melhora da qualidade do sono
9 – Além da perda de peso e melhora da estética corporal

É importante salientar que no início da prática de exercícios, é de extrema importância realizar avaliação médica, avaliação física e nutricional, para definir qual a atividade mais apropriada para montar um programa de exercícios respeitando os limites e desejos de cada um .

Caminhar ou andar de bicicleta como meio de transporte e subir escadas em vez de usar o elevador, irão aumentar o seu gasto calórico ajudando no processo de emagrecimento.
Lembrar que o melhor exercício é aquele que você gosta e sente prazer em realizar, pois assim, a adaptação será mais fácil.
Portanto, temos que nos movimentar!