O que é dor do crescimento?
Dor do crescimento em crianças é uma condição que envolve o sistema músculo esquelético, ou seja, provoca dor e desconforto em crianças, que na maioria das vezes, não são graves. Esta dor geralmente se manifesta nos membros inferiores das crianças, podendo ser nas partes frontal e posterior das coxas, nas panturrilhas, joelhos e nas canelas.
A dor do crescimento chega a afetar de 10% à 20% das crianças. Esta dor não ocorre todos os dias, ela aparece de forma intermitente, indo e vindo, e podem ocorrer durante o processo de crescimento das crianças, onde geralmente, desaparece de forma espontânea.
Quando começa a dor do crescimento?
A dor do crescimento pode se iniciar entre os 2 e 3 anos de idade, e perdurar até os 18 anos. Mesmo não sendo uma doença grave, é importante que a criança seja acompanhada por um pediatra.
Principais sintomas da dor do crescimento?
A dor do crescimento geralmente se manifesta nas coxas, panturrilhas, tíbias e atrás dos joelhos, em ambas as pernas. Como a dor ocorre ao final do dia e início da noite, muitas vezes atrapalham o sono das crianças, que acabam acordando durante a noite.
Em pouquíssimos casos, a criança poderá sentir também dores nos braços simultaneamente com as dores nas pernas.
De qualquer forma, se a criança apresentar algum dos sintomas abaixo, deverá procurar um médico pediatra para acompanhamento.
- Dores intensas nas pernas;
- Dores durante o dia;
- Dor que interfere nas atividades do dia a dia;
- Sensibilidade ou vermelhidão na região afetada;
- Dor nas articulações das pernas;
- Inchaço na região afetada;
- Dificuldade de caminhar ou correr.
- O que causa a dor do crescimento?
Ainda não se sabe o que causa a dor do crescimento, sendo que crianças ativas e que praticam esportes durante o dia, são mais propensas a sentir dor do que as outras crianças.
A intensidade da dor pode ser maior após a prática de atividades como correr, saltar ou praticar esportes de longa duração.
Veja também:
O que é Infiltração no joelho e como é feita?
O que é videoartroscopia do joelho?
5 Dicas para você manter a saúde física e mental
Câimbras: Causas e tratamentos
Como diagnosticar a dor do crescimento?
Não existe um exame específico para identificar a dor do crescimento, por este motivo, é de extrema importância que o médico descarte outras possibilidades antes de dar o diagnóstico. À partir daí, o médico irá avaliar o histórico médico e os sintomas apresentados, para chegar ao diagnóstico final.
Como tratar a dor do crescimento?
Na maioria dos casos, a dor do crescimento desaparece sozinha, mas em algumas situações, o pediatra poderá indicar algum tratamento para aliviar as dores e outros sintomas.
Para a redução da dor, a criança poderá fazer:
- Alongamento;
- Massagem na área afetada;
- Bolsa térmica no local afetado;
- Ingestão de analgésico (de acordo com a prescrição médica).
Quando devo chamar um médico?
É importante salientar que a dor do crescimento quando se manifesta, geralmente é em ambas as pernas, caso a dor seja intensa em apenas uma das pernas, pode ser uma condição mais grave, com isso, leve a criança ao pronto atendimento.
Alguns sintomas que são importantes e requerem atenção, mas que não estejam diretamente ligados a dor do crescimento são:
- Febre;
- Cansaço;
- Fraqueza;
- Articulações vermelhas;
- Dores nas pernas;
- Dificuldade de locomoção, etc…
Fontes:
https://kidshealth.org
https://my-clevelandclinic-org
htps://webmd.com)
Meu nome é Alexandre Kusabara, sou médico ortopedista CRM: 75.828 │ TEOT: 6965, especialista em cirurgia do joelho. Atualmente sou um dos preceptores da residência médica de Ortopedia e Assistente da sub-especialidade de Ortopedia Esportiva da Faculdade de Medicina do ABC, e também, coordenador da equipe ortopédica do Hospital Brasil.
Formado há 27 anos, possuo graduação em medicina pelo Centro Universitário Lusíada (1992), fiz residência médica em Ortopedia e Traumatologia, Especialização em Cirurgia do Joelho e Artroscopia (1997) pela Santa Casa de São Paulo, e Medicina Esportiva pelo CEMAFE EPM. (1996).