Corrida de rua X Musculação

Nos últimos anos, a corrida de rua vem se popularizando e crescendo intensamente pelo mundo. Segundo uma pesquisa divulgada pela Associação Internacional de Federações de Atletismo entitulada The State of Running 2019, houve um aumento da participação de mulheres e idosos nas corridas de rua. Esta pesquisa foi realizada no período de 1986 – 2018.

Em paralelo ao crescimento surpreendente desta modalidade, vem aumentando o número de pessoas com lesões musculares, articulares e ósseas.

Aí fica a pergunta, todos estão preparados para correr?

A corrida de rua é uma modalidade que está ao alcance da maioria das pessoas, mas como toda prática esportiva, requer alguns cuidados básicos:

Avaliação médica
Avaliação física
Um programa de treino específico
Roupas adequadas
Calçados adequados
Musculatura equilibrada.

Independente de que forma você encara a modalidade, seja profissional, amadora ou simplesmente um hobby, indiscutivelmente todos necessitam de uma musculatura muito bem trabalhada. Assim, além de ter um rendimento melhor na prova, você também irá diminuir o risco de lesões proporcionadas pela prática da modalidade.

Quais são as lesões mais comuns entre os corredores de rua?

Lesões ligamentares (como estiramento, ruptura parcial ou total dos ligamentos)
Lesões de cartilagens / ósseas( condromalácia patelar, osteonecrose)
Canelite ou periostite.
Fraturas por estresse

São grandes os benefícios da musculação para corredores de rua.

Em tempos passados, a musculação não era considerada uma boa prática para corredores, pois existia a crença de que o aumento da massa muscular iria prejudicar o desempenho na corrida, já que em provas de longa distância, entendia-se que quanto mais magro fosse o corredor, maior seria seu desempenho, menor o arrasto.

Com o passar dos anos, muitas pesquisas foram realizadas e esse tabu acabou caindo. Hoje sabemos que o ganho de massa muscular ajuda na melhora da performance dos corredores, pois, além de proporcionar melhor aprimoramento do gesto motor e economia de energia, também será um forte aliado na prevenção de lesões.

Antes de iniciar um programa de treino na musculação é importante realizar uma avaliação médica. Um médico especialista e um educador físico deverão avaliá-lo, para assim, orientá-lo quanto aos exercícios necessários e consequentemente e prevenir lesões.
Boa corrida!