A sinovite é uma inflamação da membrana sinovial (Tecido conjuntivo que reveste a parte interior da cápsula articular). A membrana sinovial é responsável pela produção do líquido sinovial que tem como função principal, lubrificar e nutrir a articulação prevenindo o desgaste articular.
O que é sinovite?
A sinovite é um processo inflamatório da membrana sinovial. Esta inflamação geralmente afeta as grandes articulações do corpo, como joelho, quadril e ombro. A sinovite pode ser causada por vários fatores, incluindo trauma, artrite ou outras condições inflamatórias. Os sintomas da sinovite incluem dor, inchaço e rigidez na articulação afetada. O tratamento da sinovite geralmente envolve o uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia.
Sinovite é o mesmo que artrite?
Sim e não. A sinovite e artrite apresentam características semelhantes, pois, ambas promovem a inflamação das articulações, mas, de formas diferentes.
A sinovite é uma inflamação que na maioria das vezes se localiza na sinóvia, já a artrite também pode afetar a sinóvia, mas são poucos os tipos de artrite que causam inflamação sinovial.
Principais sintomas da sinovite
Os sintomas mais comuns da sinovite são:
- Dor na articulação;
- Inchaço articular;
- Vermelhidão articular;
- Sensibilidade ao toque;
- Diminuição da mobilidade articular;
- Aumento de temperatura da articulação afetada.
Em algumas circunstâncias a sinovite pode afetará várias articulações simultaneamente, e caso isso ocorra, é de extrema importância que você procure um médico para avaliar a situação.
Como prevenir a sinovite?
Nem sempre é possível previnir a sinovite, principalmente se o motivo for uma doença reumática, no entanto você poderá reduzir o risco através de uma rotina exercícios e visitas periódicas ao seu médico.
Como diagnosticar um sinovite?
O diagnóstico da sinovite deverá ser realizado por um ortopedista de sua confiança, que inicialmente irá avaliar o seu histórico clínico e a articulação afetada através de sintomas como inchaço, calor, vermelhidão ou sensibilidade ao toque.
Caso seja necessário, seu médico poderá solicitar exames de imagem complementares como:
- Ressonância magnética;
- Raio x;
- Ultrassom;
- Artroscopia.
Caso ainda ocorram dúvidas sobre a origem da inflamação, o médico poderá solicitar uma análise do líquido sinovial. Para este procedimento, é retirado uma amostra do líquido articular e enviado a um laboratório especializado para análise.
Como tratar um sinovite
Em alguns casos, a sinovite pode desaparecer sem a necessidade de algum tipo de tratamento, mas em casos de sinovite aguda, o tratamento inicial consiste em:
- Repouso da articulação afetada;
- Drenagem do líquido articular;
- Compressas frias;
- Sessões de fisioterapia;
- Esteróides orais (Ministrados pelo médico);
- Tratamento profilático;
- Sinovectomia artroscópica;
- Sinovectomia com radionuclídeos;
Solicite hoje mesmo uma consulta
Na Clínica do Dr. Alexandre Kusabara, queremos que você viva sua vida em pleno movimento. Se você está sentindo dor e desconforto além do normal, deixe-nos ajudá-lo a voltar a fazer as coisas que você ama.
Para agendar a sua consulta, clique aqui!
Fontes:
https://orthotoc.com/synovitis/
https://creakyjoints.org/education/what-is-synovitis/
https://www.healthcentral.com/condition/synovitis#treatment-
https://www.londonpainclinic.com/conditions/synovitis/
Meu nome é Alexandre Kusabara, sou médico ortopedista CRM: 75.828 │ TEOT: 6965, especialista em cirurgia do joelho. Atualmente sou um dos preceptores da residência médica de Ortopedia e Assistente da sub-especialidade de Ortopedia Esportiva da Faculdade de Medicina do ABC, e também, coordenador da equipe ortopédica do Hospital Brasil.
Formado há 27 anos, possuo graduação em medicina pelo Centro Universitário Lusíada (1992), fiz residência médica em Ortopedia e Traumatologia, Especialização em Cirurgia do Joelho e Artroscopia (1997) pela Santa Casa de São Paulo, e Medicina Esportiva pelo CEMAFE EPM. (1996).