Pular para o conteúdo

Fibromatose palmar: médico explica as causas e melhores tratamentos

A fibromatose palmar, popularmente conhecida como doença de Dupuytren, é uma condição que se caracteriza pelo aumento ou crescimento de tecido fibroso na palma das mãos. Esta condição não é maligna, porém, pode causar um enorme desconforto e dificuldade de realizar atividades diárias.

Neste artigo, iremos abordar mais detalhes como causas, sintomas e tratamentos desta doença, continue a leitura!

O que é fibromatose palmar?

Segundo Brian D. Stewart, MD, do departamento de Patologia, Imunologia e Medicina Laboratorial, Faculdade de Medicina da Universidade da Flórida, a fibrose palmar ou doença de Dupuytren, é uma condição definida pelo surgimento de benigno de fibroblastos e miofibroblastos na palma das mãos. É uma doença mais comum em homens brancos mais velhos, onde promove o crescimento de nódulos e contraturas principalmente na prega palmar distal.

Para o Dr. Henry Knipe, Bacharelado em Ciências Médicas e Bacharelado em Medicina e Cirurgia com Honra pela Universidade da Tasmânia e Mestre em Medicina (Radiologia) pela Universidade de Melbourne, a doença de viking (fibromatose palmar) acomete de 1 a 2% da população. Na Europa, a doença é mais comum em países como a Escócia, Islândia, Noruega e Austrália.

Sintomas da fibromatose palmar

Normalmente a condição progride lentamente ao longo dos anos e se inicia com o espessamento do tecido da palma da mão, principalmente, na base do dedo anular. Com a progressão da doença, ocorre a formação de um cordão espesso e resistente que que aumenta consideravelmente e pode ultrapassar a articulação do dedo e chegar na próxima falange, forçando a flexão dos dedos e ficando mais visíveis.

A doença de Dupuytren tende a piorar com o tempo, com isso, aumenta a dificuldade de se endireitar os dedos. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores são as chances de uma recuperação plena.

Causas da doença de Dupuytren

Segundo o artigo publicado no site osthoInfo, a fibromatose palmar é uma doença que não possui muitas referências, por este motivo, sua origem pode estar associada a fatores genéticos. Existem alguns relatos de pacientes que a doença piorou após uma lesão, ou até mesmo um processo cirúrgico, mas, não existem evidências verídicas que confirmem estas informações.

Outros fatores que podem contribuir par ao surgimento da doença, são:

  • Gênero;
  • Hereditariedade;
  • Diabetes;
  • Distúrbios convulsivos;
  • Trauma ou lesões;
  • Cirurgia.

Tratamentos para fibromatose palmar

A fibromatose palmar não tem cura, no entanto, não oferece riscos de morte. O tipo de tratamento será definido por um médico especialista, e irá depender do nível e gravidade da doença.

Tratamentos não cirúrgicos

Os tratamentos não cirúrgicos para a doença de viking (fibromatose palmar), é mais eficaz na fase inicial da doença. Entre os principais tratamentos estão:

Injeção de esteroides

São injeções de corticoides, que irão ajudar na redução da dor, no entanto, sua ação pode variar de pessoa para pessoa. Apesar de ajudar na redução dos sintomas, este tratamento não irá promover a cura, nem tanto, impedir que a doença se agrave.

Tala

A tala é muito popular, mas não é a melhor opção para o tratamento da fibromatose palmar. A tala pode forçar a articulação do dedo estendida, com isso, pode causar uma lesão no dedo. Em condições de pós-cirúrgicas, a tala pode ser utilizada para proteger o local da incisão, no entanto, deve ser utilizada com cautela para não promover novas lesões no local.

Tratamento cirúrgico

O processo cirúrgico é indicado para casos mais graves da doença, onde os métodos mais conservadores não surtiram efeito. Durante a cirurgia, as lesões responsáveis pelas contraturas serão removidas.

Durante o processo de recuperação pode durar até 12 semanas, sessões de fisioterapia, alongamento e exercícios, podem ser de extrema importância o sucesso do tratamento.

Conclusão

A fibromatose palmar é uma doença incomoda, que pode causar dor e limitações nas articulações das mãos. Com um diagnóstico precoce e tratamento adequado, o paciente poderá ter uma redução significativas dos sintomas, e consequentemente, ter uma melhor qualidade de vida.

É de extrema importância que você procure um médico especialista para traçar um tratamento personalizado e eficaz. Com isso, você poderá ter um maior controle da doença e levar uma vida mais saudável.

Fontes:

https://www.orthopaedic-surgeon-brisbane.com.au/palmar-fibromatosis-shoulder-upper-limb-qld.html Acessado em 21/04/2024
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8353138/ Acessado em 21/04/2024
https://radiopaedia.org/articles/dupuytren-contracture-3 Acessado em 21/04/2024
https://www.pathologyoutlines.com/topic/softtissuefibromatosissuperficial.html Acessado em 21/04/2024

Marcações:
Precisa de ajuda?